As
funções do AEE
O
que podemos aprender ao estudarmos sobre a função do professor de AEE e justamente o
contrario do relato do texto de Ítalo Calvino em modelo dos modelos. Em tendemos que nosso foco s sempre é o ser humano e não sua deficiência que
devemos nos concentrar nas potencialidades do ser em que o mesmo é capaz de
fazer e até onde o mesmo pode ir respeitando sempre suas limitações e ao mesmo
tempo estimulando a novos desafios.
Vimos
no texto citado acima uma ideai completamente diferente de nossa pratica, no
texto quando fala que o senhor Palomar criava um modelo a partir do todo e
depois procurava encaixa-lo ao ser pessoa com deficiência que melhor se adegue-se
ao seu modelo sem levar em conta nem a dificuldade nem as potencialidades de
cada ser chegando a criar vários modelos pois os que criavam muitas vezes não
dava certo para as pessoas.
A
visão do AEE é exatamente o oposto ao esse pensamento, lidamos com alunos
diretamente, observamos, investigamos, pesquisamos, criamos laços de
afetividade e a partir dai procuramos desenvolver atividades das quais os
alunos possam desenvolver, baseados em suas potencialidades procurando adequar
materiais que ele possa manuseia pois entendemos e aprendemos desde cedo que
cada aluno é único e que um plano construído pra um não pode ser igual ´para
outro, pois muitas vezes esse material é adaptado a necessidade de cada um e
muitas vezes também personalizamos para que aquele material seja exclusivo
daquele aluno que tem aquela deficiência.
Adaptamos
esse material proporcionando ao aluno estruturas para que ele desenvolver atividades
das quais antes apresentavam dificuldades em realiza-las procuramos adaptar
materiais dos quais ele possa manuseia criar independência e aprendemos desde
cedo que um plano elaborado para um aluno não serve para outro buscando cada
vez mais conhecer cada um para ajuda-lo a romper com as barreiras que impedem
de chegar a um bom desenvolvimento escolar e também proporcionar maior
autonomia nas suas praticas diárias.